Eyes Wide Shut: Ressituando a Questão Da Exclusão Social

Fórum Sociológico (Lisbon), Vol. 18, 2010

28 Pages Posted: 16 Apr 2010

See all articles by Leonidas K. Cheliotis

Leonidas K. Cheliotis

London School of Economics & Political Science (LSE) - Department of Social Policy and Administration

Date Written: April 14, 2010

Abstract

Extended version in Portuguese translation of ‘The Sociospatial Mechanics of Domination: Transcending the “Exclusion/Inclusion” Dualism’ (Law & Critique: The International Journal of Critical Legal Thought 21(2) (forthcoming, 2010).

Michel Foucault tinha razão em observar que ‘há monstros à espreita cuja formas mudam com o passar da história do conhecimento, e ainda assim nem a história do conhecimento, nem as histórias das assimetrias de poder que daí advêm, são alguma vez escritas pela mão invisível de Júpiter ou suspensas pela intervenção messiânica de Dei ex machina. Se o nosso objectivo é o de descrever holisticamente, e talvez também o de ajudar a combater, a cada vez mais crescente exclusão do outro, então precisamos de recuar e trazer para diante da nossa lupa os processos sociais e humanos pelos quais, em primeiro lugar, percepções generalizadas e avaliações morais ganham conteúdo, forma e orientações reaccionárias. Desta forma, este artigo toma como ponto de partida a tese de Bauman segundo a qual a suspensão de processos de comunicação, as práticas de exclusão geográfica servem para abafar as précondições cognitivas e emocionais de qualquer juízo moral, assim estabelecendo os fundamentos da sua própria reprodução, como das suas consequências catastróficas. Se, como pretendo contrargumentar, o envolvimento em formas físicas de comportamento exclusivista requer um peso moral significativo, este requer por sua vez a existência e a persistência de processos de comunicação. Em particular, a relegação cognitiva dos outros para o estatuto de seres moralmente inferiores é que despoleta, e perpetua, as emoções necessárias para o envolvimento moralizante em formas físicas de comportamento exclusivista.

Note: Downloadable document is in Portuguese.

Keywords: Exclusão, Alteridade, Espaço/Lugar, Cognição, Emoções

Suggested Citation

Cheliotis, Leonidas K., Eyes Wide Shut: Ressituando a Questão Da Exclusão Social (April 14, 2010). Fórum Sociológico (Lisbon), Vol. 18, 2010, Available at SSRN: https://ssrn.com/abstract=1589705

Leonidas K. Cheliotis (Contact Author)

London School of Economics & Political Science (LSE) - Department of Social Policy and Administration ( email )

Houghton Street
London, England WC2A 2AE
United Kingdom

Here is the Coronavirus
related research on SSRN

Paper statistics

Downloads
31
Abstract Views
439
PlumX Metrics