A Participação da Agricultura Familiar no PIB do Ceará

61 Pages Posted: 5 May 2011 Last revised: 10 Mar 2014

See all articles by Joaquim Guilhoto

Joaquim Guilhoto

University of Sao Paulo; Organization for Economic Co-Operation and Development (OECD) - Directorate for Science, Technology and Industry (STI)

Carlos Roberto Azzoni

University of São Paulo (USP) - Department of Economics

Silvio Massaru Ichihara

University of São Paulo (USP)

Date Written: 2009

Abstract

A partir do estudo "Agricultura Familiar na Economia: Brasil e Rio Grande do Sul" publicado em 2005, pelo NEAD - Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário, a percepção da importância na economia da agricultura familiar ganhou dimensão especial, onde se evidenciou que a média de participação da mesma na economia brasileira chegou a quase 10%. Com a criação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário em 2007, o Governo do Estado do Ceará passa a reconhecer a agricultura familiar como setor estratégico para o desenvolvimento sustentável de sua economia, considerando a importância deste nas relações sociais de produção no meio rural. Vale salientar que o conceito que se estabelece em torno do termo "agricultura familiar" não necessariamente se associa à "pequena produção" e "agricultura de baixa renda", de forma a não condenar as família à estagnação e ao subdesenvolvimento.

Sensível a esta realidade, o Instituto Agropolos do Ceará, em parceria com o Banco do Nordeste do Brasil, encomendou o mesmo estudo à Fundação Estudos e Pesquisas Econômicas - FIPE, para definir e quantificar as cadeias produtivas da agricultura familiar no Estado do Ceará. O estudo "A Participação da Agricultura Familiar no PIB do Ceará", ora apresentado, considerou a mesma metodologia utilizada, também pela FIPE, em 2005. Sob a coordenação dos professores doutores Joaquim José Martins Guilhoto e Carlos Roberto Azzoni, vinculados à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, reconhecidamente especializados por suas análises estruturais da economia nacional e regional, este documento passa a ser um importante instrumento de referência para o acompanhamento permanente dos indicadores conjunturais das cadeias produtivas ligadas ao meio rural no Ceará. Buscamos, dessa forma, ampliar o diálogo e estreitar as relações entre os órgãos públicos, universidades, centros de pesquisa e organizações vinculadas ao desenvolvimento rural, para aperfeiçoar as políticas públicas direcionadas ao setor.

Note: Downloadable document is in Spanish.

Suggested Citation

Guilhoto, Joaquim José Martins and Guilhoto, Joaquim José Martins and Azzoni, Carlos Roberto and Ichihara, Silvio Massaru, A Participação da Agricultura Familiar no PIB do Ceará (2009). Available at SSRN: https://ssrn.com/abstract=1830508 or http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.1830508

Joaquim José Martins Guilhoto (Contact Author)

University of Sao Paulo ( email )

Av. Prof. Luciano Gualberto, 908
FEA2
Sao Paulo, 05508-010
Brazil
+ 55 011 3091-5870 (Phone)
+ 55 011 3813-4743 (Fax)

Organization for Economic Co-Operation and Development (OECD) - Directorate for Science, Technology and Industry (STI) ( email )

Paris
France

Carlos Roberto Azzoni

University of São Paulo (USP) - Department of Economics ( email )

Av. Prof. Luciano Gualberto 908
Sao Paulo SP, 05508-900
Brazil
+55 11 818-5870 (Phone)
+55 11 813-4743 (Fax)

Silvio Massaru Ichihara

University of São Paulo (USP) ( email )

Rua Luciano Gualberto, 315
São Paulo, São Paulo 14800-901
Brazil

Do you have a job opening that you would like to promote on SSRN?

Paper statistics

Downloads
100
Abstract Views
693
PlumX Metrics