Uma Interface Gráfica Entre o AutoCAD e o EPANET para Projetos de Redes de Distribuição de Água (A Graphical Interface Between AutoCAD and EPANET for Water Distribution Network Projects)

9 Pages Posted: 13 Feb 2018

Date Written: November 30, 2017

Abstract

Portuguese Abstract: A utilização de ferramentas computacionais nas diversas áreas de engenharia vem se tornando cada vez mais freqüente e necessária. A economia de tempo obtida com a automatização de tarefas rotineiras possibilita realizar análises mais detalhadas do problema e, conseqüentemente, encontrar soluções ótimas ou mais apropriadas ao estudo. Dentro dessa visão, desenvolveu-se um pacote computacional que cria uma forma dinâmica de exportar arquivos do AutoCAD para o EPANET, utilizando-se da programação AutoLISP. O pacote possui aplicação dentro da engenharia em planejamento e operação de redes de abastecimento de água. Desta forma, é possível minimizar os esforços gastos na fase de pré-processamento da simulação computacional de uma rede hidráulica, uma das etapas que requer a maior parte do tempo gasto na realização dos estudos. A grande vantagem do desenvolvimento desta ferramenta é possibilitar ao usuário utilizar a interface gráfica do AutoCAD, um dos programas mais conhecidos e difundidos no meio da engenharia, e os recursos matemáticos do EPANET, simulador do comportamento hidráulico e da qualidade da água em redes pressurizadas. O pacote computacional consta de dois módulos: o primeiro é responsável pela interação com o usuário para captura dos elementos gráficos e dos dados básicos dos constituintes da rede de abastecimento de água; e no segundo é onde se procede na especificação dos métodos a serem empregados na simulação matemática, como o cálculo das perdas de carga e das demandas, e onde se define em que condições o traçado da rede será exportado.

English Abstract: Computer hydraulic simulation is one of the most powerful ways to perform analysis within pressurized pipe networks. However, it is quite common that the planner spends great part of the time study in the preprocessing phase. A package of programs developed in the AutoCAD’s workspace provides a dynamic and automatic solution for this problem. Customized operation tools created in AutoLISP code allow the users to model the network pipes and elements, using AutoCAD’s advantages and graphic resources, and export a file containing all the hydraulic and geometric data. This file could be opened in EPANET, and is just ready to run.

Note: Downloadable document is in Portuguese.

Keywords: AutoCAD, EPANET, Water Distribution Network

Suggested Citation

Holanda de Castro, Marco Aurelio and Costa Barbosa, Joao Marcelo and de Andrade Valdivino, Renata Shirley, Uma Interface Gráfica Entre o AutoCAD e o EPANET para Projetos de Redes de Distribuição de Água (A Graphical Interface Between AutoCAD and EPANET for Water Distribution Network Projects) (November 30, 2017). Ibero-American Seminar on Water and Drainage Networks (SEREA 2017). Available at SSRN: https://ssrn.com/abstract=3113781 or http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.3113781

Marco Aurelio Holanda de Castro (Contact Author)

Federal University of Ceara ( email )

Rua Papi Júnior 1225 - Rodolfo Teófilo
Fortaleza, Ceara 60431970
Portugal

Joao Marcelo Costa Barbosa

Federal University of Ceara

Rua Papi Júnior 1225 - Rodolfo Teófilo
Fortaleza, Ceara 60431970
Portugal

Renata Shirley De Andrade Valdivino

Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Teresina
Brazil

Register to save articles to
your library

Register

Paper statistics

Downloads
29
Abstract Views
202
PlumX Metrics